domingo, 15 de abril de 2018

tipos de colesterol

O fato é que existem dois tipos de colesterol: o LDL e o HDL. O colesterol LDL, conhecido como “mau colesterol”, é responsável por transportar o colesterol para células e tecidos. Quando seu nível está elevado no sangue, pode ocorrer um acúmulo nas paredes das artérias que levam o sangue para o cérebro e coração.

Com o tempo, o excesso do LDL pode formar placas de gordura que estreitam a artéria, impedindo o fluxo adequado de sangue e aumentando o risco de ataque cardíaco ou isquemia cerebral [falta de oxigênio no cérebro]. Os níveis elevados de LDL estão diretamente associados com doenças do coração, assim como o alto nível de triglicérides.

O colesterol HDL, ou bom colesterol, transporta o colesterol dos órgãos e tecido para o fígado, removendo essa substância do organismo. Por atuar na degradação do colesterol, o ideal é que os níveis de HDL no sangue sejam elevados para evitar o desenvolvimento das doenças cardíacas. O baixo nível de HDL (inferior a 40mg/dL) também pode contribuir para o risco de doença cardiovascular. Já o colesterol total é a soma dos tipos de colesterol que circulam no sangue.

A arteriosclerose é uma doença que resulta do acúmulo de placas de gordura no interior das artérias, sendo a principal causa de morte no mundo. O seu desenvolvimento é progressivo e provoca a diminuição do sangue nos tecidos irrigados pelas artérias, sendo o colesterol responsável pela obstrução arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário